sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Plano de Atividade Educativa

Tipo de atividade: Projeto

Duração: 500 minutos - 10 aulas

Título: Cooperative Project “ Hey ,Teen
Magazine “

Tema: “A Internet como fonte de pesquisa “
Série: 1ºC Período: diurno

Disciplina: Inglês
Conexões interdisciplinares:
. Língua Portuguesa, Educação Artística, Educação Física, História e Geografia.

Objetivo:
. Conhecer o projeto Interaction Students bem como a proposta metodológica que fundamenta o projeto.
. Interagir com os recursos tecnológicos para fins de registro e construção de significado;
. Desenvolver atitude cooperativa/ participativa em todas as etapas do trabalho;
. Discutir novas formas de ensino aprendizagem de uma língua estrangeira;
. Ler e compreender informações;
. Ampliar o vocabulário e a competência escrita e comunicativa básica por meio da Internet e das atividades a serem produzidas.

Conteúdos:
Conceituais:

. Ampliação de vocabulário;
. Estrutura de textos diversos para produção de páginas para a revista;
. Observação de substantivos como palavras-chave para busca

Procedimentais:. Prática de estratégias de leitura ( preview – prediction, skimming, key-words, scanning );
. Uso do dicionário para ampliar vocabulário e/ou esclarecer dúvidas sobre a pronúncia, significado das palavras.

Atitudinais:
. Reconhecimento da influência da língua inglesa em nossa cultura;
. Discernimento quanto ao bom uso do computador- Ética ao usar a linguagem digital;
. Respeitar as diferenças de gosto por um ou outro tema;
. Demonstração de respeito ao avaliar o desempenho do colega

Estratégias:. Apresentação do projeto Interaction Students e discussão sobre a oficina webcom, em especial;
Exploração da unidade webcom/website;
. Levantamento do conhecimento prévio dos alunos no que se refere a pesquisas na Internet, sites que utilizam, como especificam, delimitam o assunto, verificam a autenticidade da pesquisa;
. Desenvolvimento das técnicas de leitura em cima do texto “ Are you a Safe Cyber Surfer ? “ ( adaptado do site www.icra.org/ki - acessado em Maio de 2006 ) e início da atividade “ Cooperative Project “ esboçada na unidade do texto.
. Exposição do roteiro da atividade na lousa para nortear o trabalho.

Recursos necessários:
Equipamento:
Computador(es)
Impressora
Scanner
Máquina fotográfica
Fones de ouvido
Aparelho de som

Softwares:. Cd Circuit 1. Wazup/webcom ( unidade awesome websites e o kid studio )

Materiais de consumo:. Disquetes, pen drive, cartucho de impressora, impressora, sulfites, cadernos para anotações, revistas, cola ,tesoura ,canetas

No ambiente virtual:
. Interaction Students
www.lesley.edu/library/guides/research/evaluating- web.html ( critérios para avaliar a confiabilidade dos sites encontrados )

Sites na Internet
. www.google.com.br
. www.yahoo.com.br
.www.altavista.com.br
( outros sites associados verificar pessoalmente a atividade desenvolvida pelos alunos )

Algumas páginas da revista:












Nenhum comentário: