sábado, 16 de junho de 2012

Le Parkour

Parkour (por vezes abreviado como PK) ou l'art du déplacement (em português: arte do deslocamento) é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante — desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto — e pode ser praticado em áreas rurais e urbanas. Homens que praticam parkour são reconhecidos como traceur e mulheres como traceuses.
Parkour é uma atividade física difícil de categorizar mas uma arte ou disciplina que assemelha-se a auto-defesa nas artes marciais. De acordo com o fundador David Belle, o espírito no parkour é guiado em parte a superar todos os obstáculos em seu próprio caminho como se estivesse em uma emergência. Você deve mover de tal maneira, com quaisquer movimentos, para ajudá-lo a ganhar a maior vantagem possível de alguém ou em alguma coisa, quer seja escapando daquilo ou caçando em direção a isso.Assim, havendo um confronto hostil com alguém, as opções são conversar evitando problemas. Alguém que utilize o Parkour como arma, não é um traceur. "Parkour é Liberdade" como o Parkour é um desporto onde os movimentos são principalmente saltos ou escaladas, por vezes, certas pessoas chamam Macacos aos Traceurs. Tal fato não deve ser tomado como insulto, pois estes mesmos seres para além de nossos antecessores, são extremamente ágeis, e capacitados de habilidades incríveis. Parkour é liberdade porque é no momento em que se liberta o instinto, e isso é algo quase proibido, que as pessoas esquecem que existe. Isso pode ser uma causa de stress, mas libertando o animal existente nos traceurs, tudo muda. O Parkour não é ciência, nem é arte. O Parkour é uma essência.

Parkour requer absoluta concentração e consciência de seus obstáculos como: avaliação de distância, capacidade e risco. O conjunto mental é combinado ao controle e poder do corpo e do espírito. Os praticantes costumam adotar a seguinte frase para descrever parte de sua filosofia: "é ridículo procurar liberdade e acabar quebrado numa cadeira de rodas". Mesmo assim o parkour é uma arte que requer disciplina, treinando sua mente com bom-senso, e respeitando seus limites. Desse modo, acidentes podem ser amenizados ou até evitados.

São raros os acidentes relacionados a esta arte, mas podem ser graves — devido a se subestimarem os riscos da prática e à excitação dos jovens em fazer algo incrível que viram dos amigos, colegas ou vídeos na TV ou internet.


Fonte - Wikipedia
Redefor Encontro DE


Nenhum comentário: